Curitiba - Paraná - Brasil

Pastores titulares: Clécius e Carolina Andrade


Rua Des. Lauro Sodré Lopes - 432 - Bairro Portão
Telefone: (41) 3029-0594
E-mail: curitiba@embaixada.org

Para visualizar mapa >clique aqui<


Terça-feira - 20H - Culto da Palavra

Quinta-feira - 20H - Culto de Milagres

Domingo - 19:00H - Culto da Família


Sábados - 19:30H - NÚCLEO ARENA >> AQUI SE FORJAM VALENTES!

Se você é jovem, destemido, guerreiro e valente eu te desafio a estar conosco em nosso QG. Venha ser forjado e polido! Aguardamos você!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

CHANUKAH

Dia 25/12/2011 - Domingo as 19H teremos a Festa das Luzes ou CHANUKAH.
Venha... Participe... Traga a sua família!
Estamos te aguardando!
CHANUKAH

Não confunda o Natal com Chanucá.

Chanucá é uma festa judaica que significa Dedicação ou Inauguração. Ela faz parte da história de Israel, como vimos em João 10:22.

Nesta festa comemora-se a vitória militar dos Macabeus sobre o domínio Grego e ao mesmo tempo expressa uma reivindicação espiritual, pois apesar da inferioridade das condições dos Judeus frente ao inimigo poderoso, conseguiram derrotá-los com heroísmo. Chanukah significa em hebraico inauguração. Refere-se neste caso à reinauguração do Templo de Jerusalém profanado pelos Gregos.

Conta a tradição, que ao penetrarem os judeus no santuário profanado e ao tentarem acender de novo as luzes do candelabro (Menorah), acharam apenas um pequeno cântaro de óleo sagrado, cujo conteúdo só seria suficiente para um dia. Milagrosamente a vela permaneceu acesa durante oito dias acontecendo um milagre, havendo tempo suficiente para preparar o óleo que manteria a vela acesa após esse período. Por isso, celebra-se acendendo-se uma menorah de Chanukah de nove braços. Há oito chamas na Menorah, e mais uma usada para acender as outras. A este candelabro denominamos Chanukiah.

A doação de presentes em Chanukah possui uma longa tradição em certo sentido: doação aos pobres, seja de dinheiro ou alimentos, e é uma importante prática em Chanukah. Há também a tradição de se comer latkes (panquecas), tradição esta que deriva de 2 eventos. O primeiro, deriva de alimentos fritos em óleo para lembrar o milagre do azeite de Chanukah; o segundo, latkes de queijo, homenageiam a corajosa heroína, Yehudit, que ajudou a salvar seu povo ao enfrentar o perverso general grego Holofernes, (164 AEC), com a ajuda de um pouco de queijo. Entretanto, com o tempo, acredita-se que nos últimos 400 anos, o latkes de queijo foi substituido pelo latkes de batata.


OBS: Traga 01 vela para cada membro da sua familia, não esqueça de trazer a proteção para segurar as velas, proteja seus dedos e sua mão para não respingar a cera quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário